"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz."
Antoine de Saint-Exupéry
"Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás."
Che Guevara

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Estamira


Essa semana tive o prazer de ver pela segunda vez o documentário Estamira, um filme duro, quase cruel, que retrata uma realidade que todos esquecem que existe: os lixões. Na minha faculdade boa parte falou que ela era uma mulher maluca, que precisa de tratamento e sinceramente, acho que isso vai dos valores de cada um, mas eu não vejo ela como uma mulher maluca, doida de pedra como dizem por ai. Acho que o seu erro, sua maluquice é ser sincera demais, e nem todos querem ouvir tanta sinceridade de uma mulher que vive no lixão e em condições tão precárias como a dela. Estamira só quer ser ouvida, estamira é um estado de espírito.

"Estamira é uma mulher que trabalha, e trata isso com orgulho, em um lixão. É antes de tudo alguém que já sofreu diversos abusos e possui um olhar peculiar sobre a vida. Suas teorias são excêntricas, até certo ponto verdadeiras , evidenciando que uma vida sofrida e deplorável transforma uma pessoa psicologicamente e a faz criar subterfúgios para tentar esquecer seus aflitos. Por mais que os filhos tentam puxá-la para a "realidade" (o filho acha que ela deve tomar remédios e ser amarrada), o lado inconsciente prevalece criando discursos embolados que fazem todo o sentido."

Estamira é o resultado da maldade dos homens e da sociedade, que tentaram prostituir, drogar e trai-la. Uma mulher que apesar de tudo conseguiu criar seus filhos com amor e ser contra a imoralidade, descaso, maltrato e na opnião de alguns até de Deus. Estamira nao é contra Deus, ela é contra os homens que o usam para justificar a maldade.

Estamira mostra que apesar do "desequilíbrio", ela tem uma visão muito realista do nosso cotidiano. É um filme que choca e ao mesmo tempo nos mostra o quanto somos frágeis e suscetíveis à um desequilibrio em qualquer momento de nossas vidas.

É utópico e real, Estamira e sua loucura profética, apocalítica...Estamira é para maiores.


"A minha missão, além d’eu ser Estamira, é revelar a verdade, somente a verdade. Seja mentira, seja capturar a mentira e tacar na cara, ou então ensinar a mostrar o que eles não sabem, os inocentes… Não tem mais inocente, não tem. Tem esperto ao contrário, esperto ao contrário tem, mas inocente não tem não."

"Eu Estamira sou a visão de cada um.
Ninguém pode viver sem mim. Ninguém pode viver sem Estamira. E eu me sinto orgulho e tristeza por isso. Porque eles, os astros Negativos ofensivos, sujam os espaço e quer-me. Quer-me, e suja tudo.
A criação toda é abstrata. Os espaço inteiro é abstrato. A água é abstrato. O fogo é abstrato. Tudo é abstrato. Estamira também é abstrato."

4 comentários:

  1. Taí, nunca vi tb! Mas gostei do texto....do impacto dele e estou com muita vontade de ver o documentário!

    ResponderExcluir
  2. Interessante,queria saber como elees descobriram ela,assim,do nada Oo!
    pq ela?rsrs

    Enfim,verei com certeza,a descriçao me convenceu ^^

    ResponderExcluir
  3. E aí Tarci.. vi voce la no Blog de May e resolvi entrar aqui no seu! Maneiro mesmo esse documentário, já tinha visto a um tempinho. Bem conturbador. Se der, dá uma moral la no meu haha:
    clubstreet.blogspot.com

    ResponderExcluir