"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz."
Antoine de Saint-Exupéry
"Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás."
Che Guevara

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Medo.



A violência já não é mais nenhuma novidade para qualquer brasileiro, está nos jornais, nas revistas, na novelas, nos livros. Está na porta da sua casa.
Esse feriado tive a experiência desagradável de ser assaltada e não preciso dizer que foi um horror. Não estou a fim de escrever sobre a violência no Brasil, que todos aqui já estão cansados de presenciar, ouvir e ler, mas andei pensando muito em um sentimento: a intimidação.

"Intimidação é o ato de fazer com que outros façam o que alguém quer, através do medo. A intimidação é a resultante do desajuste da compulsão competitiva normal de dominância inter-relacional, geralmente vista em animais, mas que é mais completamente modulada por forças sociais em seres humanos."

Não consigo tirar da cabeça o momento que aquele filho da puta pediu para eu sair do meu carro, a única coisa que pensei na hora foi: Como assim você vai levar meu carro? A minha mãe deu um duro danado para comprar ele, para um bandido pedir p sair do carro e nos obedecermos sem pensar duas vezes?
Sim, sim, eu sei que não devemos reagir ao assalto, ele podia meter a bala na gente e pronto, acabou tudo por conta de um carro, mas eu estou impressionada como um ser com um sotaque ridículo carioca conseguiu nos intimidar tão facilmente e sem se quer mostrar a arma. Quem está numa situação dessas, fica desencorajado, coagido, porque a intimidação cria medo, impede e limita as ações da vida; cria um sentimento de inferioridade. É assim que todo mundo aqui em casa anda se sentindo. Sinceramente ainda nem consigo escrever sobre isso, vamos deixar para outro momento.

"Porque há o direito ao grito. Então eu grito."

Um comentário:

  1. Engraçado que logo que sua mãe disse que o pior não era terem levado carro e tdu mais mas, sim o sentimento de impotência....o fato de estar no carro dela, na casa dela, com a filha dela, com a bolsa dela, com impostos e tdu mais em dia e não poder fazer nada...conelei a formular até um texto na minha cabeça...sabia q vc postaria isso aqui!

    ResponderExcluir